segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Primavera... as flores se exibem faceiras, por toda parte!






                                                                                                   












 Quem não gosta de flores? Cultivadas, ganhadas, discretas, frondosas, delicadas... Um buquê de campainhas para alegrar a bandeja do café, lírios do vale para festejar a primavera, ou um simples raminho de madressilvas colhidas nas cercas vivas. A atribuição de significado às flores começou na antiguidade. Os romanos homenageavam os heróis com coroas de louros e a mitologia grega relata a criação de muitas flores. Em Hamlet, Ofélia enumera as qualidades das ervas e das flores que leva nos braços. Os poetas sempre exaltaram as virtudes das flores e na época elisabetana começaram a escrever sobre seu significado, mas foram os vitorianos que transformaram em arte as oferendas de flores. E seguiam um novo código floral, com o mesmo entusiasmo dedicado à construção das cidades e à decoração das casas. A escolha da flor era muito importante, o mesmo acontecendo com a maneira de apresentá-la. Colher flores que nós mesmos plantamos traz grande alegria. Os que foram criados e cresceram no campo, com um jardim, conhecem a paixão pela jardinagem e a satisfação de levar as visitas à horta para exibir as plantas que cultiva. Os convidados, não raro, voltam para casa com uma cesta de tomates maduros ou uma bela beterraba. Um gesto de amizade também demonstrado através das flores. 
Espero que mais pessoas cultivem e se enfeitem de flores, colorindo e perfumando suas casas, oque vai torná-las mais acolhedoras e especiais.
Aos 17 anos de idade, por gostar bastante de flores, recebi, de um amigo, um livro chamado "A linguagem das flores" de Sheila Pickles. Foi dele que tirei  tantas informações  sobre elas. Este livro também conta os significados das flores ao longo dos tempos. Quem tiver alguma preferência ou curiosidade sobre o significado de alguma flor em especial, é só mandar uma mensagem que terei o maior prazer em lhes contar oque diz em "A linguagem das flores".
 Minha favorita sempre foram as margaridas que, infelizmente, ainda não consegui cultivar... já tentei mas não vingou... dizem que o seu significado é Inocência. 
Simbolo dos enamorados, delicadas, belas, as flores perfumam e enfeitam o ambiente mas cada uma delas tem seus caprichos, gostos e maneiras próprias. É preciso muita dedicação e cuidados.

Maneira de amar

Carlos Drummond de Andrade

O jardineiro conversava com as flores, e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos por natureza.

Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na ocasião devida.

O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.

Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem. “Você o tratava mal, agora está arrependido?” “Não, respondeu, estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário